O pão de queijo é uma receita tipicamente brasileira, dos estados de Goiás e Minas Gerais. A sua origem é incerta, especula-se que a receita exista desde o século XVIII em Minas Gerais e Goiás, mas tornou-se efetivamente popular no Brasil a partir da década de 1950.
Apesar de ser denominado como "pão", o pão-de-queijo, não utiliza fermento biológico ou químico, e consiste basicamente em um tipo de biscoito de polvilho azedo ou doce acrescido de ovos, sal, banha de porco, óleo vegetal e derivados de queijo de leite de vaca, de consistência macia e elástica. Empresas brasileiras fabricam e exportam pães de queijo congelados para a Europa, América, Japão,entre outros lugares.
Há várias receitas diferentes, onde os ingredientes e o tipo do queijo variam muito - bem como o resultado final. Algumas usam polvilho doce, outras o azedo, ou mesmo ambos. Mas o que dá a sua principal característica é o fato de ser feito à base de polvilho de mandioca e algum tipo de queijo.
Ingredientes
- 500 g de polvilho azedo
- 1 copo americano de água
- 1 copo americano de leite
- 1 copo americano de óleo
- 2 ovo
- 100 g de queijo parmesão ralado
- sal a gosto
Modo de Preparo
- em uma panela ferva a água, leite, óleo e o sal e escalde o polvilho, quando conseguir sove, quando a massa estiver morna acrescente o queijo parmesão e os ovos, amasse novamente
- coloque na forma com auxilio de uma colher, ou se preferir modele com cuidado, deixe um espaço entre os pães de queijo, pois ele vai crescer enquanto assa
- asse até que eles fiquem dourados
Nenhum comentário:
Postar um comentário